Notícias
Notícia
Marketing digital é realizado por 90% das empresas
No Brasil, e-mail marketing lidera ranking e está presente em 80% das companhias, seguido por redes sociais, com 67%
O marketing digital virou uma realidade para as empresas brasileiras. Cerca de 90% das marcas presentes no País realizam ações de marketing digital, segundo a Pesquisa Marketing Visão 360º, realizada pelo Mundo do Marketing, em parceria com a TNS Research International, empresa de pesquisa de mercado Ad Hoc (customizada).
O estudo levantou as principais ações de marketing trabalhadas durante o ano de 2010 e apontou que o e-mail marketing é a mais realizada entre as empresas, alcançando 80%, seguido por redes sociais, com 67%, e links patrocinados, com 53%.
Acompanhando a grande onda das redes sociais, cerca de 66% das empresas estão presentes com ações de marketing nessas mídias. Sendo que 92% delas utilizam o Twitter, 69% estão presentes no Facebook e 58% no Orkut. Além disso, da parcela das empresas que não utilizam as redes sociais, 64% entrarão a partir de 2011.
No campo da otimização em buscadores, as ações de marketing consideradas mais efetivas são as campanhas SEM (Search Engine Marketing) com 51%, seguidas por SEO (Search Engine Optimization) com 47% e links patrocinados, com 39%.
Seguindo a tendência da mobilidade e convergência de mídias cada vez mais presentes na palma da mão dos consumidores brasileiros, as ações de mobile marketing prometem ganhar mercado em 2011. Em fase de desenvolvimento, somente 22% das empresas realizaram alguma ação em 2010. Porém, a expectativa é que 54% das empresas devam usar a ferramenta esse ano.