Notícias
Notícia
Inadimplência do consumidor cresce 24,8%, a maior alta anual desde 2002
Esse foi o maior crescimento anual registrado desde julho de 2002.
A inadimplência do consumidor no mês de janeiro registrou alta de 24,8% em comparação com o mesmo período do ano passado, apontou o indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta quarta-feira (9).
Esse foi o maior crescimento anual registrado desde julho de 2002. De acordo com os economistas da Serasa Experian, o crescimento da inadimplência é resultado da expansão do endividamento dos consumidores, que cresceu acentuadamente durante todo o ano passado.
Mensal
Na comparação entre janeiro e dezembro passado, por sua vez, houve queda de 3,3%, o que significa, segundo a instituição, o controle da inadimplência.
Para o especialistas, o recuo registrado entre janeiro de 2011 e dezembro de 2010 mostra que a inadimplência do consumidor não conta com a mesma aceleração dos meses anteriores (foram oito altas mensais seguidas entre maio e dezembro de 2010).
Decomposição
A inadimplência com cartões de crédito e financeiras recuou 1,6% frente a dezembro, enquanto as dívidas com os bancos caíram 1,7% no mesmo período.
Os cheques apresentaram baixa de 13,4% na inadimplência.